Como são feitos os mapas do Cangaço RPG

por Ulisses Santana (level designer)

Galera, os jogadores do Cangaço RPG vão poder criar suas próprias aventuras e compartilhá-las com os amigos, então iremos resumir um pouco do processo de produção dos mapas de batalha.

Os mapas são organizados em células, que podem ser vistas como uma grade (grid) na imagem abaixo. Usamos o popular programa livre Tiled como editor de mapas para o Cangaço RPG. Na barra lateral do editor, pode-se ver um conjunto de blocos, chamados tiles, que são produzidos pelo time de artistas e representam os elementos de cenário que podem ser usados nos mapas do jogo.

Editor de mapas Tiled, usado para criação dos mapas do Cangaço RPG

Editor de mapas Tiled, usado para criação dos mapas do Cangaço RPG

Cada tile tem um modelo 3D detalhado equivalente na engine do jogo. Você monta o cenário “pintando” os elementos que quer colocar em cada célula. O arquivo gerado pelo editor guarda essas referencias, que são usadas para identificar os modelos 3D correspondentes a cada tile. Por exemplo, onde existir um tile de arvore no mapa criado no Tiled, será posicionado no cenário real do jogo um modelo 3D de uma arvore, como mostrado abaixo:

Montagem de cenários no Tiled

Montagem de cenários no Tiled

Modelos 3D correspondentes na engine do jogo

Modelos 3D correspondentes na engine do jogo

Para uma arvore ficar sobre a grama, por exemplo, é preciso usar-se mais de uma camada de tiles. No nosso caso, usamos sempre duas: a do solo e a de plantas e obstáculos.

Exemplo de camada de tiles usada para posicionar apenas elementos de solo, como areia, grama e água

Exemplo de camada de tiles usada para posicionar apenas elementos de solo, como areia, grama e água

Além dessas camadas de tiles, também usamos as camadas de objetos, que servem para se posicionar spawn points para personagens do jogador, inimigos, npcs, itens para loot, etc. No caso da imagem abaixo, as células contornadas de vermelho representam o time inimigo e as células verdes os personagens do jogador.

Um mapa com todas as camadas ativadas

Um mapa com todas as camadas ativadas

Ao se definir a posição desejada para cada tile ou objeto, você também deve definir algumas propriedades, por exemplo escolher qual o tipo de unidade (personagem) que deverá surgir naquele local. Para os tiles, é necessário especificar se o mesmo permite movimentação (para o path finder) e elevação (para cálculo de visada/line of sight).

Definindo as propriedades do spawn point de um personagem da volante

Definindo as propriedades do spawn point de um personagem da volante

Bom pessoal, essas são as principais etapas para se criar um mapa de batalha no Cangaço RPG. Não mostramos aqui como pode-se definir diálogos, objetivos, e outros detalhes, que ficarão para um próximo post (e também para o manual de criação de mapas e campanhas). Com o mapa terminado, basta usar a interface existente no jogo para importar o arquivo gerado e se divertir nas novas batalhas.

O mapa após ser carregado no Cangaço RPG

O mapa após ser carregado no Cangaço RPG

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